quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Nova exposição do Museu do Índio com vista para a beleza artística de etnias maranhenses

"Um olhar contemporâneo das artes indígenas" é o tema da exposição apresentada pelo Museu do Índio/FUNAI, com patrocínio da Vale, a partir do dia 2 de dezembro, no antigo Liceu Maranhense, em São Luís (MA), atual Centro Cultural Vale. A iniciativa será o primeiro evento a ocupar o novo espaço.
 

Sob a curadoria do antropólogo e diretor do Museu do Índio, José Carlos Levinho, a mostra reúne objetos, documentos e registros audiovisuais relativos às manifestações estéticas indígenas, destacando os povos do Maranhão como os Kaapor, os Guajajara, os Tembé e os Timbira. As coleções são de grande expressão artística e cultural e pertencem ao acervo do Museu do Índio.

"Muitos povos indígenas valorizam os objetos adornados, cujas técnicas de confecção e estilos se diferenciam entre si. Alguns são exímios ceramistas, outros se destacam na arte de esculpir em madeira e há, ainda, os que possuem um sistema de embelezamento e de se relacionar por meio do corpo com pinturas sofisticadas", explica o curador.


A apresentação do uso de adornos e da arte de desenhar dos povos indígenas do Maranhão é complementada, na exposição, pelos registros audiovisuais produzidos por pesquisadores Wajãpi, Asurini e Karajá, entre outros, no âmbito do Projeto de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas-PROGDOC, do Museu do Índio.


Braçadeira emplumada Guajajara (MA)

Auricular vazado discóide Canela (MA)

Colar emplumado feminino Kaapor (MA)

Inauguração: 2 de dezembro, terça-feira, às 10 horas
Visitação: de 3 a 24 de abril de 2015
Terça a sábado, das 9 às 16 horas
Grátis
Local: Rua Direita 149 São Luís / MA


Comunicação Social/ MI

27/11/2014


sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Projeto de Gramáticas Pedagógicas de Línguas Indígenas em debate no Museu do Índio

O destaque da semana no MI  foi o Encontro de Gramáticas Pedagógicas realizado entre os dias 19 e 21 de novembro. 
A iniciativa, que reuniu equipe de especialistas da instituição, aconteceu no âmbito do Programa de Documentação de Línguas Indígenas.
A apresentação  do projeto, de suas estruturas pedagógicas e de diagramação marcou mais uma etapa desta
 ação pioneira. 



Comunicação Social/ MI
21/11/2014




quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Jornal do Museu do Índio inova a cada edição

Editado desde 1991, o Jornal Museu ao Vivo chega agora a  sua 41ª edição.  Nesse número, o leitor encontra uma reflexão sobre a importância da adoção de políticas públicas que garantam aos povos indígenas o acesso a direitos sociais e de cidadania. Também na publicação, a fotogaleria SPI - Memória do Mundo, dedicada às plataformas móveis.



Comunicação Social/ MI
19/11/2014



sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Filme Kayapó no Curta Cinema 2014

Rodado na aldeia Moxkarakô (MT), 'Me'Ôk, Nossa Pintura' é um relato das mulheres Kayapó sobre a ancestral arte de embelezar os corpos com jenipapo e urucum.
Produzido no âmbito doProjeto ProDocult/Kayapó, o filme está  na mostra competitiva do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro que acontece de 5 a 12 de novembro.

'Me'Ôk, Nossa Pintura' será exibido nos dias 7 de novembro, às 16h, no Centro Cultural da Justiça Federal; no dia 10, às 21h, no Cine Estação Botafogo 1; e no dia 11, às 18h, no Cine Estação Botafogo 2.
Veja aqui a programação oficial.

O projeto Kukradjá Nhipêjx – Guardando a cultura Kayapó faz parte do Programa de Documentação de Culturas Indígenas-ProDocult, coordenado pelo Museu do Índio/Funai com apoio da Unesco.


Comunicação Social/ MI
14//11/2014



Forumdoc.bh - 18º Festival do Filme Documentário e Etnográfico

Filmes de Alberto Alvares Guarani e de Takumã Kuikuro estão na Mostra Competitiva Nacional do Forumdoc.bh . 'Kara'i Ha'egui Kunha Karai 'Ete – Os Verdadeiros Líderes Espirituais' e 'Karioka' estão entre os 16 selecionados para a edição 2014. As produções participam da COMPETITIVA NACIONAL do Forumdoc.
O evento acontece de 20 a 30 de novembro, em Belo Horizonte (MG).

Karioka 
Direção: Takumã Kuikuro
Contato:
 contacttakuma.progdoc@gmail.com 
Sinopse:Takumã Kuikuro sai de sua aldeia localizada no Alto-Xingu, Mato Grosso, com sua mulher, Kisuagu Regina KuiKuro, e o filhos Kelly Kaitsu, Ahuseti Larissa e Mayupi Bernardo Kuikuro para morar um período no Rio de janeiro. Eles fazem muitas coisas, tudo é novidade e, enquanto eles vivem essa experiência, a parte da família que fica na aldeia tem medo porque as notícias do Rio de Janeiro nem sempre são boas. Um retrato dos contrastes brasileiros entre o imaginário da tribo e a realidade de uma metrópole. Leia mais...


Verdadeiros-Lideres-Karai-haegui-Kunhã-Karai
Direção: Alberto Alvares Guarani
Contato:  contactguilhermejpc@gmail.com 
Sinopse:
O filme conta a história de vida do Sr. Alcindo Moreira, um importante líder espiritual Guarani, de 105 anos de idade, e de D. Rosa Poty-Dja, sua esposa, que vivem na Aldeia Yynn Moroti Werá, Terra Indígena de Biguaçu, em Santa Catarina. A inspiração do cineasta Alberto Alvares veio da admiração e respeito pelos saberes orais transmitidos por Wera tupã, o Sr. Alcindo Moreira e sua esposa Poty Dja, Dona Rosa, que são exemplos de sabedoria e espiritualidade do Povo Guarani. Leia mais...


O Forumdoc.BH, organizado pela Associação Filmes de Quintal com apoio da Faculdade de Educação da UFMG, é um espaço para a discussão de trabalhos que procuram construir um diálogo com a vida social e a diversidade cultural. A ideia é contribuir para a formação de um público interessado neste gênero específico, além de mapear, informar e fomentar a produção recente.
A programação inclui mostras competitivas internacional e nacional, retrospectivas de autores (nacional e internacional) e mostra de filmes etnográficos. Saiba mais no site oficial do evento.



Comunicação Social/ MI
14/11/2014

Filme 'Karioka' selecionado para a VI Semana dos Realizadores

O filme de Takumã Kuikuro, produzido pelo Museu do Índio/Funai em parceria com a Associação Indígena Kuikuro do Alto Xingú-AIKAX, está competindo na categoria  curta-metragem
A produção foi realizada  no âmbito do Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas, do Museu do Índio com apoio da Unesco.
A VI Semana dos Realizadores vai acontecer de 20 a 26 de novembro, no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo (RJ). Nesta edição vão ser exibidas mais de 50 produções.  Além da mostra competitiva de curtas e longas-metragens e de sessões especiais, a programação vai incluir uma mostra de novos realizadores portugueses e um laboratório itinerante. Clique aqui para mais informações sobre o evento.


"KARIOKA" - 20 MIN, 2014, MT
Direção: Takumã Kuikuro
Realização: AIKAX e Museu do Índio – FUNAI
Sessão: 25 de novembro, às 21:30h
Local: Espaço Itaú de Cinema, Botafogo-RJ
Sinopse: Takuma KuiKuro trás sua mulher Kisuagu Regina Kuikuro, o filho e as filhas Kelly Kaitsu Kuikuro e Ahuseti Larissa Kuikuro para morar um período no Rio de Janeiro. O filme mostra Bernardo Mayupi Kuikuro de 2 anos de idade descobrindo a praia e outros lugares da cidade grande. A família de Takumã Kuikuro que mora na aldeia do Alto – Xingu fica preocupada com a mudança para a cidade temendo os acontecimentos mostrados pela televisão.


Comunicação Social/ MI
14/11/2014

I Festival Nacional Curta Pensar prestigia produção indígena

O filme Karioka está entre os dez concorrentes selecionados para participar da Mostra Brasil em Rede. A produção, dirigida pelo premiado cineasta indígena, Takumã Kuikuro,  é uma realização do Museu do Índio em parceria com AIKAX.

O festival vai acontecer de 10 a 13 de dezembro de 2014, em Pintadas, na Bahia.  Na ocasião será exibido um amplo painel de produções cinematográficas do país, a partir das experiências com audiovisual dos produtores independentes.
Estão programadas três mostras competitivas presenciais e uma mostra competitiva virtual, além da realização de oficinas, rodas de conversa, apresentações culturais e shows musicais. Mais informações no site oficial .

O I Festival Nacional Curta Pensar é uma iniciativa do Ponto de Cultura Pensar Filmes em parceria com a Rede Pintadas - Associação das Entidades de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável de Pintadas e a Companhia de Artes Cênicas Rheluz.

Saiba mais sobre o trabalho do cineasta Takumã Kuikuro no Youtube .


Comunicação Social/ MI
14/11/2014

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Festival mexicano Oaxaca Mágico no Museu do Índio

A cultura e a diversidade do estado de Oaxaca é um dos grandes orgulhos do México. De 07 a 09 de novembro o Museu do Índio apresenta o festival mexicano Oaxaca Mágico, levando aos visitantes, por meio de diversas atividades,  um rico painel da produção cultural e artística dessa região do país. 
Entre as atrações programadas estão apresentação de obras de arte populares e de danças chamadas oaxaqueñas.  Haverá, também, exposição de peças do renomado artista plástico Francisco Toledo, além de mostra de jóias, obras gráficas e degustação. 
O Museu do Índio fica na Rua das Palmeiras, 55, Botafogo/ RJ. O festival começa sempre às dez da manhã. 
Entrada gratuita. 


Comunicação Social/ MI
06/10/2014

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Você já esteve no Museu do Índio?