terça-feira, 23 de setembro de 2014

Cultura Karajá no Projeto Uerj Sem Muros 2014

A exposição itinerante  Iny – Karajá  do Museu do Índio é o destaque da 25ª  edição do Projeto Uerj Sem Muros.  A iniciativa, que acontece todos os anos na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, apresenta vinte fotografias e seis painéis textuais sobre os Karajá (MT), revelando a rica cultura material e imaterial, além de vários momentos de interações com seus ancestrais. Curadoria original de Chang Whan.



A importância da cultura Karajá foi reconhecida em 2012, quando o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) registrou o modo de fazer a Ritxoko, boneca de cerâmica Karajá, como Patrimônio Cultural do Brasil. A boneca é inconfundível pela concepção estética de modelagem e pintura próprias do povo Karajá.

Mostras itinerantes do Museu do Índio
A idealização e montagem de mostras itinerantes é uma das estratégias do Museu do Índio para estimular o interesse do público em geral pela cultura indígena contemporânea brasileira, seus diferentes modos de viver e pensar o mundo.

Uerj Sem Muros
O projeto é um grande evento que mobiliza toda a Universidade em prol de um objetivo comum: apresentar à sociedade a produção acadêmica realizada nas diversas áreas de conhecimento, envolvendo ensino, pesquisa, extensão e cultura.

A exposição Iny - Karajá pode ser vista até sexta-feira (26/09). O endereço é Avenida Maracanã,  524, Maracanã/ RJ. 


Comunicação Social/ MI
23/09/2014

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Em cartaz: Ashaninka, o Poder da Beleza

A quarta edição do Programa Índio no Museu é dedicada aos Ashaninka (AC), povo que habita a região de fronteira entre o Brasil e o Peru.
A mostra 'Ashaninka, O Poder da Beleza' revela mitos, fotos e objetos de uso ritual e cotidiano. A curadoria é assinada pelos pesquisadores Peter Beysen e Sonja Ferson. O evento tem o apoio da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
A exposição pode ser visitada de terça a sexta, das 9 às 17 horas, sábado e domingo, das 13 às 17 horas. Venham e tragam os amigos!
Mais informações no site www.museudoindio.gov.br.

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Você já esteve no Museu do Índio?