quarta-feira, 28 de maio de 2014

Histórias ancestrais fulni-ô são tema de filme realizado pelos índios, no Museu do Índio

O destaque da semana  no Museu do Índio é uma Oficina Audiovisual Fulni-ô(PE) . Participam da iniciativa, os  fulni-ô João Paulo Ribeiro e Acione Ferreira de Sá, que vivem na Aldeia Ouricuri, localizada a 320 quilômetros de Recife. Durante a oficina serão editadas imagens captadas pelos dois,  naquela comunidade, onde moram, atualmente, cerca de seis mil pessoas.  O resultado será um filme com antigos moradores da aldeia contando histórias ancestrais.  O trabalho tem a coordenação do documentarista Celso Renato Maldos.  A oficina teve início nesta terça-feira(27/05) e acontece até sexta-feira (30/05). 



Comunicação Social/ MI
28/05/2014

terça-feira, 27 de maio de 2014

Museu do Índio abre inscrições para o curso Dimensões das Culturas Indígenas 2014

A partir  do dia  02 de junho vão estar abertas as inscrições para o curso Dimensões das Culturas Indígenas, promovido pelo Museu do Índio.  A iniciativa, que acontece todos os anos no MI,  terá,  nesta edição, o tema  Economia, Línguas e Patrimônio Cultural Indígena.  As aulas serão realizadas  de 21 de julho a 01 de agosto, na parte da tarde. Os interessados podem se inscrever na Coordenação de Divulgação Científica do Museu do Índio, que fica na Rua das Palmeiras, 55, Botafogo/ RJ.  O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 10 às 17h.  Mais informações  pelo telefone (21) 3214 8718 ou pelo  email divulgacao.cientifica@museudoindio.gov.br  . 


Comunicação Social/ MI
27/05/2014

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Blog Pataxó divulga ações de salvaguarda do patrimônio cultural da etnia

O projeto Museu Vivo Pataxó, que teve inicio no final de 2013, é realizado pelas comunidades da Aldeia Barra Velha e da Reserva da Jaqueira, no sul da Bahia. Os grupos têm direcionado esforços para documentar seus  conhecimentos tradicionais em prol das futuras gerações.  A ação  foi implementada no âmbito do Projeto de Documentação de Culturas Indígenas –PRODOCULT- do Museu do Índio. A equipe envolvida é composta pelos pesquisadores indígenas Kaiones, Aurim e Naiara, com o apoio do antropólogo Thiago Cardoso. 
Nesse contexto, o blog foi criado, pelos índios, a partir da necessidade de divulgar as atividades desenvolvidas,  os resultados e as informações pertinentes ao universo Pataxó.  Uma das iniciativas em destaque na página  é a exposição fotográfica “Coisas Pataxó: a arte do saber-fazer, inaugurada na Aldeia Barra Velha, em 19 de abril,  Dia do Índio. 



Os Pataxó habitam cerca de 30 aldeias situadas no extremo sul da Bahia e Leste de Minas Gerais. 

















Comunicação Social/ MI
26/05/2014

terça-feira, 20 de maio de 2014

Oficina Baniwa reúne pesquisadores indígenas no Museu do Índio para qualificar acervo da etnia

Pesquisadores Baniwa (AM) participaram em maio de uma Oficina de Qualificação de Acervo no Museu do Índio. A atividade, coordenada pelo antropólogo Thiago Oliveira,  foi realizada no âmbito do  projeto “Documentação da Cultura Material e Imaterial entre os Baniwa do Alto Rio Negro: formação de acervo e capacitação de indigenas” do Projeto de Documentação de Culturas Indígenas – ProDocult do MI.

A oficina foi realizada entre os dias 5 e 10, quando os pesquisadores identificaram – quanto à sua utilização, técnica de produção e matérias-primas utilizadas -  as diversas coleções de artefatos Baniwa e de outras etnias originárias do Alto Rio Negro, que se encontram abrigadas no Museu do Índio.

A população dos Baniwa , com atualmente cerca de 4.300 pessoas, está distribuída em 76 aldeias, assentadas em uma região do municipio de São Gabriel da Cachoeira, no estado do Amazonas.
Conhecendo o museu: os pesquisadores Baniwa visitaram
diversos setores da instituição, entre eles, o Núcleo de
Laboratório de Conservação 

O grupo realizando trabalho de qualificação do acervo Baniwa 

No Jardim do Museu, o som das flautas Japurutu tocadas
por Carlos Fontes e André Fontes

No Museu de Arte do Rio os Baniwa doaram duas flautas
Japurutu, um conjunto de adornos plumário e um cesto
trançado de arumã

Comunicação Social/ MI
20/05/2014






segunda-feira, 19 de maio de 2014

Peças do Serviço de Atividades Culturais do Museu do Índio apresentadas em mostra de cinema

A mostra  Cine Índio Brasil V vai acontecer  de 23 a 31 de maio  no Ponto de Cultura Cinema Brasil, em Bonsucesso/ RJ.  Serão exibidos curtas, filmes de animação, de ficção e documentários, incluindo produções assinadas por cineastas indígenas.  Durante os nove  dias do evento, o público poderá conferir uma exposição com peças do Museu do Índio,  que integram o material de empréstimo para escolas e instituições culturais.   Confira os detalhes no site www.iccb.og.br  . 


Comunicação Social/ MI
19/05/2014

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Você já esteve no Museu do Índio?