sexta-feira, 21 de março de 2014

Debate inédito sobre os povos indígenas e a ditadura militar no Museu do Índio


A mesa redonda com o tema “Os povos indígenas e a ditadura militar – a questão indígena de 1964 até hoje”,  vai acontecer no dia primeiro de abril, a  partir das 19 horas.  Renomados especialistas vão analisar a violência contra os índios a partir do período militar. Na ocasião haverá exposição de jornais publicados na época e exibição de vídeo sobre o tema.


Entre os participantes, destaque para o primeiro Guarani  Kaiowá doutor em antropologia, Tonico Benites. Estão confirmadas, também, as presenças do vice-presidente do Grupo Tortura Nunca Mais de São Paulo e membro da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, Marcelo Zelic e do professor da Unirio e  Coordenador do Programa de Estudos dos Povos Indígenas da UERJ, José Ribamar Bessa Freire. O encontro vai contar, ainda, com a participação do professor da Universidade Federal da Grande Dourados, Neimar Machado de Souza.  A mesa será mediada pelo professor em História Regional e Populações da Universidade Federal da Fronteira do Sul, Cesar de Miranda e Lemos. 


O encontro será realizado no Museu do Índio, em Botafogo, dentro da programação do evento  "50 anos do golpe de 1964", organizado pelas universidades federais do Rio de Janeiro.  A mesa redonda será dirigida ao público em geral, em especial, aos estudantes universitários e profissionais da área. Entrada grátis.
Comunicação Social/ MI
21/03/2014

segunda-feira, 17 de março de 2014

Empréstimo de materiais do Museu do Índio sobre os povos indígenas a todo vapor em 2014


O Núcleo de Produtos Educativos do Museu do Índio empresta  materiais às instituições culturais e de ensino que desenvolvem trabalhos sobre a temática indígena.
 

Este ano, estão sendo oferecidos empréstimos em duas modalidades:  “Pequenas mostras e exposições”, reunindo conjuntos de objetos e fotos adaptáveis a diferentes espaços  e “Kits de empréstimo”, com coleções de fotografias e objetos destinados ao uso em sala de aula.

A finalidade do serviço é ampliar o alcance das exposições do Museu do Índio, bem como, fornecer à outras instituições, informações atualizadas sobre os povos indígenas do país.

Para conhecer o material disponível para empréstimo voce pode visitar a página do Museu do Indio.
E se voce deseja agendar  ou esclarecer dúvidas sobre  o serviço ligue para  32149730.  O atendimento é feito de segunda à sexta,  das 11 às 17 horas.  Outra opção é  enviar a sua mensagem para emprestimo.mi@gmail.com  .

Comunicação Social/ MI
17/03/2014
                          



segunda-feira, 10 de março de 2014

Os Kotiria do Amazonas elaboram gramática pedagógica

A 1ª Oficina de Produção da Gramática Pedagógica de Kotiria(AM) acontece até 13 de março em São Gabriel da Cachoeira.  A iniciativa é do Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas do Museu do Índio.  O objetivo da ação é elaborar os capítulos que vão integrar a publicação. O contéudo foi proposto e definido durante a Oficina de Gramáticas Pedagógicas de Línguas Indígenas, realizada em julho de 2013.   
A meta, agora, é  concluir 40 capítulos completos da grámática Kotiria, com ilustrações e exercícios. O trabalho, que teve início no dia dois de março, tem a coordenação da Dra. Kristine Stenzel que integra o Comitê Científico do Projeto de Documentação de Línguas – PRODOCLIN.  A oficina conta, ainda, com a colaboração da design Ingrid Lemos Costa do PRODOCLIN.  Além disso, participam o pesquisador indígena Kotiria, José Galvez Trindade e dez professores da etnia, moradores de comunidades situadas na Terra Indígena Alto Rio Negro. 

Comunicação Social/ MI
10/03/2014








Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Você já esteve no Museu do Índio?