segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Os Enawene Nawe de Mato Grosso participam de oficina audiovisual no Museu do Índio











Foto: Denise Louigiz Saltarelli

Até o dia 02 de dezembro,  o Museu do Índio promove,  oficina audiovisual com moradores da Terra Indígena Enawene Nawe, localizada no estado de Mato Grosso. 

A iniciativa, que teve início no dia 17 de novembro, reúne os pesquisadores indígenas Laloe Enawene Nawe, Lola Enawene Nawe,  Kolareene Enawene Nawe e Anaopi Enawene Nawe,  além das pesquisadoras  Ana Paula Lima Rodgers e Juliana de Almeida, ligadas ao Projeto de Sonoridades(PRODOCSON) do Programa de Documentação de Línguas e Culturas Índigenas            (PROGDOC).  

O grupo está realizando consultas aos acervos sonoro e fotográfico do MI . Eles pesquisam, também,  os  arquivos de cultura material das etnias vizinhas Paresi, Nambiquara, Cinta-Larga e Rikbaktsa.   A atividade visa registrar comparativamente o patrimônio sonoro e visual dessas etnias,  a partir das observações  e análises  dos  Enawene Nawe participantes da oficina, sobre as diferenças e semelhanças dos arquivos do Museu do Índio.
Comunicação Social/ MI
25/11/2013 

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Lançamento do filme Ritos de Passagem Guarani no Museu do Índio, em Botafogo

O filme REIKWAAPA - Ritos de Passagem Guarani, será lançado nesta quinta-feira (07/11), às sete da noite,  no Museu do Índio em Botafogo. A produção de 16 minutos, assinada pelo cineasta indígena Marcelo Guarani, mostra os rituais realizados nas aldeias do Espírito Santo, no momento da passagem da infância para a adolescência. O documentário discute a resignificação destas práticas no cotidiano das comunidades guarani. Após a exibição, haverá bate papo informal com Marcelo Guarani. Entrada franca. 
Assista  o trailler do filme. 

Comunicação Social/ MI
07/11/2013 

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Oficina de Língua Guarani movimenta o mês de novembro no Museu do Índio

Mais um dia da Oficina de Língua Guarani, promovida pelo Serviço de Estudos e Pesquisas do Museu do Índio/ FUNAI. A iniciativa acontece até o dia vinte de novembro, sempre às sextas-feiras, das 10h às 17h, no Museu do Índio, em Botafogo. As aulas são ministradas por Alberto Tupã Ra'y.
Fotos: Denise Louigiz Saltarelli


Comunicação Social/ MI
01/11/2013

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Você já esteve no Museu do Índio?