quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Conversa com Xumayá - 26 e 27 de janeiro no Museu do Índio, Botafogo

Quem visitar o Museu do Índio neste fim de semana (27 e 27 de janeiro) vai participar de uma animada "Conversa com Xumayá". O encontro vai acontecer ao ar livre, das 15h ás 16:30h. Índio da etnia Fulni-ô, Xumayá vai falar ao público sobre diversos aspectos da rica cultura indígena. Os visitantes vão conhecer um pouco do artesanato, da pintura e algumas plantas medicinais utilizadas pelos índios brasileiros. Durante o encontro, será debatida, também, a questão da ocupação territorial pelos povos indígenas. Além disso, o público vai aprender com Xumayá o ritmo e o compasso da dança e do canto fulni-ô. Ele vai ensinar, também, algumas palavras em Yaathe, língua de seu povo. Haverá, ainda, exibição de filmes, exposição de peças etnográficas e oficina de pintura corporal.
Xumayá é da etnia Fulni-ô (PE). Ele atua no Serviço de Atividades Culturais do Museu do Índio como recepcionista e guia de visitação bilíngue, utilizando o português e o Yaathe.

Evento: Conversa com Xumayá
Data: 26 e 27 de janeiro
Horário: das 15h às 16:30h
Local: Museu do Índio - Rua das Palmeiras, 55/ Botafogo -RJ
Grátis


quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Guerreiros Guarani saúdam 2013 com ritual e rezas no Museu do Índio, em ...

Guardiões guarani  apresentam,  dias 19 e 20 de janeiro,  no Museu do Índio, em Botafogo  o ritual xamânico Xondaro.  O evento dá início às comemorações dos 60 anos do Museu do Índio. O grupo de 18 moradores da aldeia Sapucay – Terra Indígena de Bracuí, localizada em Angra dos Reis/ Rio de Janeiro, vai saudar o ano de 2013, mostrando a sua força e vitalidade espirituais. O Xondaro será apresentado pela primeira vez fora da aldeia.É  uma mistura de luta, dança e canto que tem entre os objetivos desenvolver o equilíbrio e a saúde do corpo. A prática prepara os integrantes da comunidade guarani, para a caça, a pesca e várias outras atividades que integram o cotidiano da  aldeia.  O organizador do evento , Lucas Xonu, conta com a presença de todos.

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Você já esteve no Museu do Índio?