quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Brinquedos e Brincadeiras Indígenas: nova exposição no MI


Feito das folhas do buriti, este avião é uma das peças que compõem a exposição Brinquedos Indígenas que será inaugurada amanhã, 19 de outubro, às 19 h, no Museu do Índio, em Botafogo/RJ.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Semana da Criança no Museu do Índio


Para comemorar a Semana da Criança, o Museu do Índio promove, de 12 a 15 de outubro, diversas atividades direcionadas ao público infantil. Aos sábados e domingos a programação especial se estende até 04 de novembro.

Nos Jardins do Museu acontece uma Oficina de Brinquedos, onde os participantes podem aprender a confeccionar o y’o, um tipo de peteca dos Mbya Guarani, feito com penas de galinha e sabugo de milho. Depois as crianças participam da brincadeira, que consiste em girar o y’o como um helicóptero. Ganha que alcançar a maior distância.

Destaque também para o Jogo da Onça, uma brincadeira, que pode incluir dois ou mais participantes. O jogo simula a captura do grande felino brasileiro por um grupo de cães. A captura é feita como um jogo de damas. No lugar das peças, são utilizadas pedras.

E no dia 19 de outubro, às 16h acontece a inauguração, na Galeria de Arte, uma Exposição de Brinquedos, reunindo peças confeccionadas por mães, pais e avós de crianças de diferentes povos indígenas. Os brinquedos apresentados na mostra fazem parte da coleção do Museu do índio. De um jeito divertido, o público infantil e adulto que visitar o Museu do Índio, poderá conhecer as formas inusitadas das brincadeiras indígenas, algumas delas muito semelhantes as dos povos não indígenas.

Programação
- Oficina de Brinquedos
De 12 a 15 de outubro, das 16h às 17h

- Jogo da Onça e outras atividades recreativas e brincadeiras indígenas
De 12 a 15 de outubro das 15h às 17h
Sábados e Domingos às 15 h (até 04 de novembro)

Exposição de Brinquedos
Inauguração 19 de outubro às 16 h
Local: Galeria de Arte do Museu do Índio



COMUNICAÇÃO/ MI
11/10/2012

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Você já esteve no Museu do Índio?