segunda-feira, 18 de junho de 2012

Rio+20: Lounge Guarani Mbya no Museu do Índio



O público que visitar, nesta terça-feira(19/06) o Museu do Índio, encontra na lojinha do MI, um Lounge Guarani Mbya, como evento paralelo durante a Rio+20. O horário será das 14h às 17h30min. A atração estará na lojinha até quinta-feira(21/06). Entrada franca.Confira a programação e participe.

Programação
Dia19/06, das 14h às 17:30
Dias 20 e 21/06, das 10 às 17h30min
Local: lojinha do Museu do Índio
Rua das Palmeiras 55 – Botafogo / RJ
Atividade gratuita

Apresentação da produção do papel artesanal
Mostra de venda dos produtos da Oficina de Papel Artesanal Nhandé Kuaxia
Bate-papo com os artesãos Guarani

Os Guarani Mbyá, do município de Bracuí/Angra dos Reis, entram no clima da Rio+20 e mostram para os visitantes do Museu do Índio, em Botafogo, tudo o que sabem sobre sustentabilidade, reciclagem, biodiversidade e economia “verde”.

O grupo de jovens da aldeia Sapukay, Terra Indígena de Bracuí, abre para o público do Museu do Índio a Oficina de Papel Artesanal Nhandé Kuaxia. Os visitantes poderão conhecer o processo de produção do papel artesanal, que é obtido a partir da reciclagem de aparas acrescidas de fibras vegetais como a bananeira, utilizando o método antigo do papel feito à mão.

No lounge, da lojinha do Museu, os visitantes conversam com os artesãos enquanto apreciam os cadernos, agendas e blocos artesanais e saboreiam o chimarrão preparado pelos próprios Guarani.




sexta-feira, 15 de junho de 2012

Rio+20 no MI
Exposição “Povos Indígenas, Meio Ambiente e Reciprocidade” fica aberta ao público até o próximo dia 22.



As atividades paralelas à Rio+20, promovidas pela FUNAI, seguiram nesta sexta-feira, 15/06, com paineis sobre “Etnodesenvolvimento Econômico e Segurança Alimentar e Nutricional” e “Programas de Compensação Socioambiental na Visão dos Povos Indígenas Waimiri-Atroari e Tapeba”. Os debates seguem nos dias 19 e 21/6, no Museu do Índio (Rua das Palmeiras 55, Botafogo, Rio de Janeiro).

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Rio+20 no Museu do Índio


Presidenta da FUNAI, Marta Maria Azevedo, visita o MI, no 1º dia da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável.
Amanhã, 14/06, ela abre o Seminário Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas, no Museu do Índio (Rua das Palmeiras 55, Botafogo-RJ). 
A programação completa, que segue até o dia 22, está no site www.museudoindio.gov.br.

Na cidade para a Rio+20, lideranças indígenas visitam o Museu do Índio

Raoni Metuktire e Megaron Txucarramãe, conhecidos internacionalmente por sua luta pela preservação da Amazônia e dos povos indígenas, em reunião com o diretor do Museu do Índio, José Carlos Levinho

FUNAI realiza, no Museu do Índio, evento paralelo durante a Rio+20

 Fundação Nacional do Índio (Funai) preparou uma programação paralela à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que ocorre no período de 13 a 22 deste mês, no Rio de Janeiro. O objetivo é colocar na pauta do evento o tema da gestão territorial e ambiental, com foco na sustentabilidade dos povos indígenas.

Os eventos da Funai acontecem nos dias 14, 15, 19 e 21/6 (ver programação abaixo), no Museu do Índio, localizado em Botafogo. Durante a abertura, no dia 14, às 9h, será apresentado o processo de construção da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI), cujo decreto foi assinado recentemente pela presidenta Dilma Rousseff, em 5/6, durante o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Contará ainda com o lançamento do livro Diálogos entre Estado e povos Indígenas no Brasil: a participação indígena no processo de construção da PNGATI, que reúne as experiências acumuladas entre 2008 e 2010 que subsidiaram a construção da política. O evento contará com a presença da presidenta da Funai, Marta Maria do Amaral Azevedo.

Durante a programação paralela, também serão discutidas questões sobre etnodesenvolvimento e segurança alimentar e nutricional dos povos indígenas, visando fomentar o debate sobre alternativas que garantam, a estas populações, maior qualidade na alimentação e mecanismos de autossustentabilidade de suas terras a partir das especificidades de cada etnia.

Os outros temas relativos à gestão territorial e ambiental que serão tratados abordam 1) os programas de compensação socioambiental na visão dos povos indígenas Waimiri-Atroari e Tapeba e 2) a política de proteção de terras indígenas. O encerramento acontece no dia 21/6 com uma mesa de diálogos focando as terras indígenas Marãiwatsédé/MT e Cachoeira Seca/PA.

A programação paralela da Funai inclui uma exposição durante todo o período do evento. Haverá serviço gratuito de ônibus, diariamente, entre os locais oficiais da Rio+20 para o Museu do Índio, localizado na Rua das Palmeiras, 55, em Botafogo, Rio de Janeiro/RJ.

Portal Gestão Ambiental 

No evento paralelo da Funai na Rio + 20, haverá o lançamento do Portal Gestão Territorial de Terras Indígenas. O objetivo é tornar acessível, de forma dinâmica e interativa, um conjunto diverso de informações sobre o tema da gestão ambiental e territoriala fim de que povos e organizações indígenas e indigenistas, agentes de governo e sociedade civil possam consultá-las.

Entre as informações a serem disponibilizadas no site, estão: legislação relacionada ao tema; calendário de reuniões e eventos; documentos de governo e organizações indígenas e indigenistas abertos ao público; catálogo de experiências e iniciativas; descrição dos instrumentos de gestão ambiental e territorial; publicações; notícias; registros fotográficos e multimídias relevantes.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Curso Dimensões das Culturas Indígenas 2012

A partir de 11 de junho vão estar abertas as inscrições para o tradicional curso de férias Dimensões das Culturas Indígenas, do Museu do Índio. A iniciativa, que acontece todos os anos no MI, será realizada de 16 a 27 de julho. Este ano o tema será Arte e Meio Ambiente. Confira abaixo a programação.



PROGRAMAÇÃO

DIA 16 – SEGUNDA-FEIRA: DEMOGRAFIA DOS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL – MARTA AZEVEDO (UNICAMP/FUNAI)
DIA 17 – TERÇA-FEIRA: CINEMA ETNOGRÁFICO E POVOS INDÍGENAS – PATRÍCIA MONTE-MOR (UERJ)

DIA 18 – QUARTA-FEIRA: PATRIMÔNIO CULTURAL INDÍGENA – LUÍS DONISETE GRUPIONI (IEPÉ)

DIA 19 – QUINTA-FEIRA: HISTÓRIA E CULTURA MATERIAL NAMBIQUARA – ANNA MARIA RIBEIRO FERNANDES DA COSTA (IHGMT/IKUIAPÁ)

DIA 20 – SEXTA-FEIRA: MESA REDONDA COM CINEASTAS INDÍGENAS

DIA 23 – SEGUNDA-FEIRA: POVOS INDÍGENAS E COMUNIDADES QUILOMBOLAS - APROXIMAÇÕES E SOBREPOSIÇÕES POLÍTICAS E ETNOLÓGICAS - JOSÉ MAURÍCIO ARRUTI (UNICAMP)

DIA 24 – TERÇA – FEIRA: CULTURA MATERIAL KARAJÁ: CHANG WHAN (PRODOCLIN/MUSEU DO ÍNDIO)

DIA 25 – QUARTA-FEIRA: A CERÂMICA DO POVO PAITER SURUÍ DE RONDÔNIA: JEAN-JACQUES ARMAND VIDAL (ARTISTA PLÁSTICO)

DIA 26 – QUINTA-FEIRA: POLÍTICAS AMBIENTAIS E POVOS INDÍGENAS: DO BRASIL ESCRAVISTA AO SÉCULO XXI – JOSÉ AUGUSTO PÁDUA (UFRJ)

DIA 27 – SEXTA-FEIRA: MESA REDONDA – POVOS INDÍGENAS E PATRIMÔNIO CULTURAL

VAGAS LIMITADAS
TODOS OS INSCRITOS RECEBERÃO GRATUITAMENTE AS PUBLICAÇÕES DO MUSEU DO ÍNDIO.


TAXA DE INSCRIÇÃO: PROFISSIONAIS – R$ 250,00
ESTUDANTES – R$ 125,00
INSCRIÇÕES : A PARTIR DE 11 DE JUNHO DE 2012, DAS 10 ÀS 17 H NA COORDENAÇÃO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO MUSEU DO ÍNDIO, RUA DAS PALMEIRAS, 55 – BOTAFOGO –RIO DE JANEIRO/RJ – CEP 22270-070 – TEL. 21-3214-8718
E-MAIL: divulgacao.cientifica@museudoindio.gov.br







Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Você já esteve no Museu do Índio?