terça-feira, 27 de março de 2012

O evento Mundo em Movimento será apresentado no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília

Será inaugurado, dia 10 de abril, no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília, o evento Mundo em Movimento: Saberes Tradicionais e Novas Tecnologias. No local, serão apresentadas exposições sobre 55 etnias, incluindo as que integram o Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas do Museu do Índio – PROGDOC.
As mostras, que poderão ser vistas em diversos espaços do Memorial, vão exibir o universo indígena do Brasil e sua produção artística e cultural, além de uma ampla coletânea de registros audiovisuais. Os saberes e rituais das 55 etnias, serão apresentados de forma lúdica, por meio de objetos, textos, fotos, vídeos, músicas e falas. Entre as curiosidades, o público poderá conferir um corredor sonoro com 14 monitores portáteis e interatividade para escuta de 18 sonoridades – falas e cantos – indígenas.
Entre os vários grupos que serão apresentados no evento, terão destaque os Tikmũ’ũn - também conhecidos como Maxakali (MG) - pela resistência e vitalidade com que preservam os seus saberes musicais e a sua linguagem.
Na ocasião, será lançado, ainda, o Programa Indio&Arte, do Museu do Índio/ FUNAI, com a abertura de uma exposição de vendas no Espaço Galeria do Memorial dos Povos Indígenas. Ali, o público vai encontrar diversas peças como cerâmicas, cestarias, adornos e grafismos.
O Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas – PROGDOC: O Museu do Índio (RJ) coordena, desde 2009, um esforço nacional de registro e documentação para proteger, reforçar e revitalizar as muitas línguas e culturas indígenas existentes no território brasileiro. O trabalho é divido em quatro áreas de atuação – Prodoclin, Prodocult, Prodocerv e Prodoc Som – e desenvolvido em conjunto com o Instituto Max Planck, da Holanda, e várias universidades e centros de pesquisa do País, com o apoio da Fundação Banco do Brasil e da Unesco.
O Programa Índio e Arte:Índio e Arte é um programa de salvaguarda do patrimônio cultural indígena voltado para a preservação da cultura material dessa população. As suas ações objetivam fomentar a documentação e o registro dessa produção em projetos caracterizados pela aliança entre documentação, protagonismo indígena e comércio justo.
Evento: Mundo em Movimento

Inauguração: 10 de abril de 2012

Visitação: a partir de 11 de abril de 2012 de terça a sexta-feira, das 9 às 18horas - sábados, domingos e feriados, das 10 às 18horas

Memorial dos Povos Indígenas – Eixo Monumental Oeste,Praça do Buriti - Brasília/DF Telefones: (61) 3342-1157 / 3344-1154 / 3342-1156

Grátis

NUCOM/ MI
27/04/2012

quinta-feira, 22 de março de 2012

Filme sobre o sertanista José Carlos Meirelles estréia no Rio

O filme Paralelo 10 estréia dia 29 de março, no Unibanco Arteplex,em Botafogo, no RJ. O longa-metragem, será exibido dentro da 17ª Edição do Festival "É Tudo Verdade". O documentário, dirigido por Silvio Da-Rin, mostra a trajetória do sertanista José Carlos Meirelles na Amazônia. O Coordenador de Divulgação Científica do Museu do Índio, o antropólogo Carlos Augusto da Rocha Freire, integrou a equipe de consultoria para assuntos indígenas do filme.
Idealizado e dirigido por Amir Labaki, o "É Tudo Verdade é um dos mais importantes festivais de documentários da América do Sul.
No dia da estréia, Paralelo 10, será exibido em duas sessões: às 15h e às 22h, com entrada franca.

NUCOM/ MI
22/03/2012

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Você já esteve no Museu do Índio?