quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Exposição Maxakali do Museu do Índio é atração na UERJ


A 22ª Edição do Projeto UERJ SEM MUROS está apresentando a exposição itinerante Maxakali, do Museu do Índio/ FUNAI. No espaço expositivo , o público pode conferir oito painéis , além de dez fotos expostas nas paredes e no piso do ambiente. Também integra a mostra, a coleção Linhas Encantadas, que inclui bolsas, puçás e vestidos feitos pelos Maxakali . A exposição pode ser vista até 23 de setembro na UERJ.


Os Maxakali
Com população estimada em cerca de 1.400 índios, as aldeias Maxakali ficam situadas no nordeste de Minas Gerais, próximas à fronteira com a Bahia. Os Tikmu'un - como se autodenominam os Maxakali - falam uma língua do tronco Macro-jê.



NUCOM/ MI
21/09/2011

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Equipe do Programa de Documentação de Culturas Indígenas do Museu do Índio visita aldeia Kayapó(PA)

Entre os dias 22 e 30 de agosto aconteceu mais uma etapa do projeto de documentação da cultura Kayapó, na aldeia Môxkàràkô, localizada ao sul do Estado do Pará. O objetivo foi o registro fotográfico e audiovisual dos preparativos da cerimônia de nominação masculina denominada Bemp e também de diversos aspectos da cultura material do grupo, em especial, a pintura corporal e a confecção e uso de objetos em miçanga.
A realização do trabalho de documentação, contou com a participação dos pesquisadores indígenas Axuapé, Pawire e Bepunu , dos coordenadores do PRODOCULT André Demarchi e Diego Madi Dias e do fotógrafo Thiago Oliveira.
Durante a visita, a equipe produziu oito horas de filmagem, e 3.334 fotografias de alta qualidade , consolidando, desta forma, a participação dos Kayapó na futura exposição sobre miçanga prevista para ser inaugurada ano que vem no Museu do Índio.



NUCOM/ MI

13/09/2011

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Você já esteve no Museu do Índio?