sexta-feira, 29 de abril de 2011

Cerca de mil pessoas comemoraram o Dia do Índio no MI

Cerca de 1000 visitantes participaram das atividades comemorativas do Dia do Índio, 19 de abril no MI. O dia foi marcado por apresentações de canto e dança Karajá Iny Bededyynana (TO), oficinas interativas de cerâmica e lançamento de publicações sobre a temática indígena, entre outras novidades.
De acordo o Núcleo de Atendimento ao Público Escolar - NUAPE , do Serviço de Atividades Culturais, no Dia do Índio, 521 alunos de escolas do Rio de Janeiro visitaram as exposições em cartaz.
Á noite houve apresentação do grupo de canto e dança Karajá Iny Bededyynana (TO). Às 19h, 26 jovens Iny se apresentaram, durante o lançamento de três publicações sobre temas indígenas, entre elas, “A Cena do Dia do Índio na TV", da jornalista Cristina Botelho. Na ocasião, foram lançados, também, um vídeo-documentário e um site, com versão em Guarani Mbya, produzidos em parceria do MI com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro.

A semana comemorativa do Dia do Índio no MI
De 15 a 20 de abril, uma extensa e variada programação aconteceu no MI para comemorar o Dia do Índio . As atividades começaram na sexta-feira (15/04) às 19h, com a inauguração das exposições Iny Mahãdu (TO) em mais uma edição do Projeto Índio no Museu. A cultura e a arte do povo Iny, também conhecido como Karajá, podem ser vistas nos espaços expositivos do Museu, em mostras etnográfica, fotográfica, instalação e vídeos.

Para o líder indígena Iwraru Karajá, a participação do povo Iny no Projeto Índio no Museu, é importante não só para divulgar a arte e cultura da etnia, mas, também, para incentivar os jovens das aldeias na preservação da cutura indígena.


Os Iny Mahãdu (Karajá)
Atualmente, o povo Iny conta com uma população de aproximadamente 3.200 pessoas distribuídas em 16 aldeias nos estados de Goiás, Tocantins e Mato Grosso.






NUCOM/ MI
29/04/2011

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Canto, dança, lançamento de livros, vídeos e site na comemoração do Dia do Índio


No Dia do Índio (19 de abril), às 10h e 19 h, haverá apresentação do grupo de canto e dança Karajá Iny Bededyynana (TO).s 26 dançarinos Karajá voltam a se apresentar durante o lançamento de três publicações sobre a temática indígena. Na ocasião, serão exibidos vídeo e site, com versão em Guarani Mbya, realizado pelo Museu do Índio em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro.


NUCOM/MI 15/04/2011

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Dia do Índio 2011

Grupo Karajá participa da montagem das exposições que o MI prepara para marcar o Dia do Índio 2011. Eles ficam até o dia 20 de abril no Museu do Índio, em Botafogo (RJ). A programação completa está em http://www.museudoindio.gov.br/
NUCOM/MI 14/04/2011

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Convite - Exposições Karajá

Museu do Índio inaugura no dia 15/04 (sexta-feira), às 19h, exposições Iny Mahãdu (TO) em mais uma edição do Projeto Índio no Museu. Nos espaços expositivos, os visitantes vão ter contato com a cultura e a arte do povo Iny, também conhecido como Karajá, por meio de mostras etnográfica e fotográfica, instalação e vídeos. http://www.museudoindio.gov.br/


NUCOM/MI 13/04/2011

Museu do Índio convida para evento sobre a arte e cultura Maxacali.


Museu do Índio convida para evento sobre a arte e cultura Maxacali. Dia 14 de abril, às 14h, em Uberlândia -MG.
NUCOM/MI

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Você já esteve no Museu do Índio?