quinta-feira, 21 de outubro de 2010

“Primeiros Contatos – Atrações e Pacificações do SPI”

Público prestigia a inauguração da mostra “Primeiros Contatos – Atrações e Pacificações do SPI”, nesta terça-feira (19/10), no MI.



A mostra, sob curadoria do jornalista e fotógrafo, Milton Guran, apresenta 36 fotos do início do século vinte. O material, que foi incluído no Programa Memória do Mundo da UNESCO, em 2008, faz parte do acervo do Museu do Índio sobre o Serviço de Proteção aos Índios - SPI.
Na ocasião, foi lançado o catálogo sobre a exposição, com textos do antropólogo Carlos Augusto da Rocha Freire e de Milton Guran.



NUCOM/MI
21/10/2010

terça-feira, 19 de outubro de 2010

MI marca presença em ação educativa

O Museu do Índio participou do Projeto A Influência Linguística da Língua Indígena e Africana. A iniciativa, idealizada por cem alunos e professores do Colégio Estadual Abrahão Jabour/RJ , aconteceu em outubro. Para a realização do projeto o MI disponibilizou alguns kits etnográficos da instituição destinados às escolas .






NUCOM/MI
19/10/2010

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Museu do Índio lança mostra e catálogo sobre ações históricas do SPI

O Museu do Índio promove no dia 19 de outubro, às 19:00, na Galeria de Arte Indígena, evento de inauguração da exposição “Primeiros Contatos – Atrações e Pacificações do SPI”. Curadoria: Milton Guran.



A mostra vai apresentar 36 fotografias do início do século vinte. O material, que foi incluído no Programa Memória do Mundo da UNESCO, em 2008, faz parte do acervo do Museu do Índio sobre o Serviço de Proteção aos Índios - SPI.

Na ocasião, será lançado o catálogo sobre a exposição, com textos do antropólogo Carlos Augusto da Rocha Freire e de Milton Guran. A publicação aborda o projeto de atração realizado entre 1910 e 1967, pelos sertanistas do SPI (órgão que antecedeu a FUNAI) e suas formas de ação no contato com os índios, com resultados muitas vezes desastrosos para esses povos. O catálogo foi idealizado com o objetivo de se tornar uma referência sobre a história das relações do estado nacional com as comunidades indígenas e será destinado à estudantes, pesquisadores e demais interessados no assunto.

NUCOM/MI
15/10/2010

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

DIA DAS CRIANÇAS 2010

Museu do Índio comemora o Dia da Criança com programação especial.

Serão quatro dias de atividades interativas com um grupo de jovens Fulni-ô (PE). As crianças vão aprender, com eles, técnicas de confecção de arco e flecha, além de conhecer um pouco do canto e da dança da etnia. A pintura corporal Fulni-ô também será mostrada nesses dias pelos índios. Todas as atividades serão gratuitas e vão acontecer de sábado (09/10) até terça-feira (12/10).



Horários:
Sábado, Domingo e Terça-feira - atividades a partir das 15h.
Segunda-feira - atividades às 10h e às 15h.


NUCOM/MI
08/10/2010

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Você já esteve no Museu do Índio?