segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Índio no Museu: Mbya


Cerca de 300 pessoas prestigiaram o evento de inauguração da Galeria de Arte Indígena e das exposições Mbya. Os visitantes ficaram encantados com a apresentação do Coral Guarani, formado por 15 crianças e jovens Mbya.
O Projeto Guarani, que integra os espaços expositivos da instituição – Museu das Aldeias, Muro do Museu e a Galeria de Arte Indígena - com uma mesma temática, conta com o apoio da Fundação Banco do Brasil e da UNESCO.
A proposta, baseada na parceria direta com os índios, é a documentação da sua cultura com foco na cultura material e no processo de produção de bens.

Índio no Museu: Mbya - Galeria de Arte Indígena


A mostra de venda “Ombopara” (grafismo Guarani)inaugura a Galeria de Arte Indígena. A criação do novo espaço é uma iniciativa do Museu do Índio para agregar um conteúdo social e étnico às peças comercializadas pelos diferentes grupos indígenas brasileiros. Na abertura da Galeria, o destaque inicial é para o grupo Mbyá- Guarani, contextualizando a sua arte no nicho de mercado ecológico, já que os objetos vendidos por eles no Rio de Janeiro são feitos de fibra de bambu. A renda obtida reverterá para as associações Mbyá.

Índio no Museu: Mbya - Espaço Museu das Aldeias


A mostra etnográfica "Tape Porã, impressões e movimento - Os Mbya no Rio de Janeiro" com cerca de 60 peças, fotos e vídeos, no Espaço Museu das Aldeias, procura refletir sobre o movimento – o deslocamento - na experiência de vida dos Mbyá, que se liga estreitamente à produção do que eles chamam de “estar bem” (-iko pora ) e que significa tanto estar com saúde quanto estar “alegre” (-vy’a). Os objetos exibidos carregam marcas da história e da resistência cultural desse povo.

Índio no Museu: Mbya - Espaço Muro do Museu


A exposição fotográfica "Ojapo Porã'i" acontece no espaço Muro do Museu. São 20 fotos realizadas pelos próprios índios em oficinas organizadas pelo Museu do Índio. Os Guarani mostram para a população da cidade o que eles registraram como um “fazer bonito” (ojapo porá) em suas aldeias do Rio de Janeiro

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Os Guarani Mbya no MI - RJ

O grupo indígena Mbyá Guarani do Rio de Janeiro é a etnia escolhida para iniciar o programa “Índio no Museu” a partir de 16 dezembro de 2009, quarta-feira, no Museu do Índio, em Botafogo.
O evento integra os espaços expositivos do Museu do Índio – Museu das Aldeias, Muro do Museu e a Galeria de Arte Indígena - com uma mesma temática. A proposta, baseada na parceria direta com os índios, é a documentação da sua cultura com foco na cultura material e no processo de produção de bens.

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Você já esteve no Museu do Índio?