segunda-feira, 16 de novembro de 2009

MUSEU DO ÍNDIO


O Museu do Índio, órgão científico-cultural da Fundação Nacional do Índio (Funai), foi criado por Darcy Ribeiro, no bairro do Maracanã, no Rio de Janeiro, em 1953. É a única instituição oficial no país exclusivamente dedicada às culturas indígenas. Em 1978, o Museu do Índio mudou-se do casarão, na Rua Mata Machado, para o espaço atual, na Rua das Palmeiras, em Botafogo: um prédio do século XIX, construído por João Rodrigues Teixeira, empresário da indústria alimentícia do Rio de Janeiro, para sua residência. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a construção é exemplar arquitetônico representativo do período de urbanização do bairro.O Museu do Índio organiza mostras temporárias de peças e fotos, utilizando o acervo guardado em suas reservas técnicas.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Oficina de Papel Artesanal Nhandé Kuaxia



A Oficina de Papel Artesanal Nhandé Kuaxia visa oferecer aos Guarani do Rio de Janeiro fontes alternativas de renda que possibilitem uma melhor inserção no mercado, fomentando novas técnicas e suportes, preservando expressões de sua cultura tradicional.

O papel artesanal é obtido a partir da reciclagem de aparas acrescidas de fibras vegetais como a bananeira, matéria prima local, utilizando o método antigo do papel feito à mão.

Esta iniciativa se integra às ações do Programa Educativo do Museu do Índio e visa beneficiar os 620 Guarani que vivem nas cinco aldeias dos municípios de Angra dos Reis e Parati (RJ).

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Acervo Textual - Serviço de Arquivos


Tal acervo constitui um total de 125.916 documentos ou 127 metros lineares, totalmente organizados, inventariados e abertos à consulta.
O fundo SPI pode ser consultado via Internet por meio das seguintes bases de dados:
* Inventário Sumário do Serviço de Proteção aos Índios
* Catálogo dos Povos Indígenas do Sul da Bahia

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 9:30h às 17:30h.

Acervo Audiovisual - Serviço de Registro Audiovisual


Todo o material do Serviço de Registro Audiovisual encontra-se disponível para pesquisa e pode ser acessado através da base de dados audiovisual. São 68.217 documentos de diferentes povos indígenas.

Horário:
De segunda a sexta-feira, das 09:30h às 17:30h.

Acervo Etnográfico - Serviço de Museologia


Você poderá consultar o banco de dados das peças etnográficas do Museu, onde constam informações acerca de cada uma das 16 mil peças.
Todo o material do Serviço de Museologia encontra-se disponível para pesquisa.

Horário:
De segunda a sexta-feira, das 10:00h às 17:30h.

Biblioteca Marechal Rondon



Na nossa Base de Dados, você poderá consultar o índice das 16 mil publicações sobre Etnologia Indígena, Antropologia e áreas afins que constam na Biblioteca.

Horário:
De segunda a sexta-feira, das 9:00h às 17:30h.

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Você já esteve no Museu do Índio?